Taxa de rejeição: bom ou ruim?
Quem utiliza softwares de estatísticas para páginas web já se deparou várias vezes com esse termo: Taxa de Rejeição.
O Google define taxa de rejeição como o seguinte:
“A porcentagem de visitas a uma única página (como as visitas em que uma pessoa sai do seu site na mesma página em que entrou).”
Olhando por um lado, parece ruim, pois dá a entender que a pessoa entrou no seu site, não gostou do conteúdo e saiu rapidamente sem ver outras páginas do site. Mas pode ser diferente.
Vamos supor que estamos buscando por notícias sobre o “Novo Volkswagen Gol” no Google, e nos deparamos com centenas de resultados. Aí uma das primeiras notícias nos leva a um site onde explica tudo sobre o novo Gol, com fotos, valor, motorização, acessórios, etc. Então ficamos lendo tudo, vendo as fotos e nos satisfazemos com aquela informação e pronto. Encontrado o que eu estava procurando, saio do site. Fui ali só pra ler aquela notícia e saí satisfeito com a informação que encontrei.
E isso acontece demais, muitas pessoas entram em sites através de mecanimos de buscas à procura de informações. Achada a informação, a pessoa entra no site, lê e sai logo em seguida. O webmaster desavisado vai achar que o site que ele fez é ruim, pois a taxa de rejeição está alta, mas se olharmos bem, ela não é tão ruim assim, pois pode ter satisfeito centenas de usuários com as informações que eram necessárias naquele determinado momento. Se o site for bem otimizado (SEO), aquele usuário pode voltar novamente ao site ao realizar novas buscas em sites de pesquisas.
Assim, concluímos que o termo “rejeição”, que leva ao negativismo, pode ter seu lado bom às vezes, tudo depende do que o usuário desejar e estiver procurando.
Posts relacionados:

Paulo Rodrigo Teixeira said
am March 31 2008 @ 10:38 am
Oi Ralph,
A taxa de rejeição normalmente é para landing pages para atender objetivos no funil. Neste conceito, a taxa de rejeição é só até a tela desejada. Se o objetivo é apenas levar o usuário a página, a taxa de rejeição deve ser desconsiderada. A menos que tivesse um nível “dois” na meta é que a taxa de rejeição é que deveria ser considerada.
Um grande abraço,
Phil Souza said
am March 31 2008 @ 12:05 pm
Grande verdade Ralph. estava pensando nisso esses dias enquanto lia minhas estatísticas.
anselmo said
am July 2 2008 @ 9:53 pm
Olá como vai ? Lí seu post e desculpe minha ignorância no assunto pois sou novato nessa área de blogs.
No quadro do google análytics sobre meu blog a taxa de rejeição no mês é de 67,46% já a taxa de visitas ao site é de 58,73% com 252 visítas no mesmo período. Meu blog tem um caracter quase que de um diário, não é especializado em nenhum segmento específico como downloads, vendas, tutoriais ou qualquer um outro.
Minha pergunta é a seguinte : Essa alta taxa de rejeição do meu site devo considerá-la boa, pois demostra que passou muitas pessoas pelo blog lendo seu contúdo e depois saiu . Ou é realmente um sinal que devo equacionar algum problema estrutural da página como por exemplo a demora em carragar toda a página, no momento o carregamento no meu navegador gira em torno de 0,6s à 0,15s (navegador FF)outro elemento.
Caso tenha entendido minha dúvida gostaria, se não for incômodo para você, sua opinião à respeito.
Grato pela atenção e parabéns pelo blog
Abraços !
anselmo said
am July 3 2008 @ 10:31 am
Valeu pela visita e pelo comentário continuarei estudando mais sobre esse tema que é muito interessante e útil.
Abraços !!!