Google Analytics começa a medir campanhas de TV

Google Analytics começa a medir campanhas de TV

O experimento do Google de vender e medir anúncios de TV na rede via satélite Dish está se tornando mais interessante. Há um mês atrás o Google começou a vender anúncios de TV através do AdWords. Agora ele pega todos os dados de exibições dos anúncios e mostra no Google Analytics (clique na imagem para ampliar). As informações são bem básicas por enquanto, mas já dá pra imaginar o futuro de como serão medidas as campanhas publicitárias: tudo no mesmo lugar, na mesma ferramenta.

Com o Google Analytics, diversas empresas que já usam os dados para medir os acessos dos sites e a efetividade das campanhas de links patrocinados, poderão acompanhar e medir a efetividade dos anúncios veiculados na TV. Ele pega a quantidade de vezes que seu anúncio foi visto na TV e mostra esses dados no gráfico juntamente com a quantidade de pessoas que acessaram seu site, mostrando assim se sua campanha realmente obteve o resultado esperado.

Além disso o Google Analytics também mostra o valor dos anúncios, quantas vezes cada anúncio foi exibido e calcula o CMP (custo por mil visualizações).

Agora, imagina ver anúncios no rádio, impressos e outras formas de publicidade lado a lado com as campanhas na web e na TV. Com isso podemos ver onde o Google está querendo chegar. Ele quer dominar o mundo da publicidade, tanto online (que praticamente já domina) quanto offline, pois os anunciantes verão uma ferramenta extremamente poderosa que poderá medir todas suas campanhas de forma simples, rápida, online e objetiva, tudo num único lugar, e o principal, que realmente dá resultado.

ÉÉÉÉÉÉÉ, essa charge que achei no blog do Thalles começa a fazer cada vez mais sentido.

Fonte: Techcrunch

Ralph Almeida
nosfer@gmail.com

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

1Comentário
  • Daniel Campos
    Posted at 06:32h, 09 junho Responder

    hahaha… a sua imagem tirou as palavras da minha boca Ralph:

    Ele vão dominar o mundo!!!hahah

    grande abraço amigão
    Fique com Deus

    Daniel

Postar um comentário