Infográfico: Porque as pessoas abandonam seu site?

Infográfico: Porque as pessoas abandonam seu site?

O infográfico abaixo feito pela Kissmetrics revela os 8 pecados mortais em um site que fazem com que as pessoas abandonem seu site logo após que elas entram, aumentando a taxa de rejeição e não trazendo nenhum cliente.

São eles:

 

1) Navegação ruim


Navegação sem lógica, menus dispersos, links difíceis de serem entendidos, imagens que não condizem com o conteúdo.

O que fazer

Criar uma navegação que seja intuitiva e de fácil entendimento e agrupar os itens de navegação na mesma área. Para sites maiores, recomenda-se criar um sitemap com os links para todas as áreas do site.

 

2) Muitos anúncios

Sufocar o usuário com quantidade exagerada de anúncios em popups, que se abrem com propaganda, flashs que aparecem do nada, e que enchem todo o layout do site só servirão para fazer o cliente sumir.

O que fazer

Os anúncios são uma boa forma de monetização de sites hoje em dia, mas se você quer cliques nos anúncios, precisa colocá-los com cuidado no conteúdo, para que os usuários vejam seu conteúdo e voltem mais vezes.

 

3) Má estruturação do conteúdo

Uma estrutura ruim do conteúdo do seu site pode acabar com sua taxa de retenção de clientes. Faça as coisas serem fáceis de serem encontradas. Estima-se que mais de 50% das vendas são perdidas pois os potenciais clientes não conseguem encontrar as informações que desejam, mas que estão lá.

O que fazer

Agrupe o conteúdo similar de uma maneira concisa e fácil de encontrar. Coloque uma pequena introdução nas páginas, para indicar a função daquela página. Coloque em negrito as palavras e cabeçalhos para atrair a atenção dos usuários para aquilo que eles podem estar procurando.

 

4) Uso abusivo de áudio e vídeo

Não tem nada mais chato que uma página que tem som de fundo ou um vídeo que já começa a passar sem eu ter dado o play. Isso afasta os clientes, deixem eles escolherem o que querem ver.

O que fazer

Dê aos usuários a opção de ver ou não um vídeo que tem no seu site, ou de ouvir um áudio que você tem. As vezes uma simples chamada pode incentivar o usuário a ver o vídeo, por exemplo: Veja no vídeo ao lado como funciona nosso produto.

 

5) Obrigação de um registro

Geralmente quando você obriga o usuário a realizar um cadastro para ver algum conteúdo, gera uma certa barreira para o usuário. As pessoas não gostam de barreiras na internet, elas querem algo ágil e rápido de ser visto.  Às vezes um cadastro obrigatório afasta os visitantes de seu site.

O que fazer

Evite as barreiras que fazem com que seu visitante veja seu conteúdo. Deixe o conteúdo ser visto por quem deseja de maneira simples e rápida. Mas se mesmo assim você quer que ele se registre, ofereça uma pequena parte do conteúdo como demonstração. Por exemplo, um site de fotos pode permitir que o usuário veja até 10 fotos, a partir disso, ele precisa se registrar para ver mais.

 

6) Conteúdo tedioso e falta de design

Um site chato que não ofereça interatividade ou algum propósito, nunca irá criar uma boa experiência para o usuário. Pesquisas apontam que 40% dos usuários não retornam a um site em que eles tiveram uma experiência ruim.

O que fazer

Um site bonito não precisa necessariamente estar cheio de imagens e textos. Saiba aproveitar os designs minimalistas, que podem ser muito eficazes, pois demonstram uma objetividade no conteúdo e um design bem clean. Verifique sempre se seu site permite que os usuários encontrem rápido o que eles precisam. Considere também maneiras de deixar o site interativo, colocando um blog, ou um tickler do seu twitter ou um box da sua página do Facebook.

 

7) Difícil legibilidade

Escolha errada das fontes, cores muito expressivas e excesso de fontes diferentes contribuem para uma má leitura do conteúdo de seu site, e consequentemente, para uma taxa de rejeição maior. Não use fontes exageradas demais, cheias de efeitos, muito elaboradas ou que tenham pouco contraste. E evite também o uso de cores muito fluorescentes, pois podem atrapalhar a leitura do restante do site.

O que fazer

Seja cuidadoso na escolha de um bom designer para o desenvolvimento de seu site. A escolha correta das fontes para seu tipo de negócio, a paleta de cores utilizada e a organização dos itens numa página tem um enorme impacto na experiência do usuário e na conversão de clientes. Se você deseja um serviço profissional de design para seu site, entre em contato através do e-mail contato@ralphalmeida.com

 

8) Conteúdo desatualizado

Ok, você seguiu os passos e encontrou um perfeito equilíbrio entre o design, a interatividade e o conteúdo de seu site. Tudo isso é ótimo, mas você precisa manter tudo isso atualizado! Evite conteúdo velho sendo mostrado nas suas páginas principais. E evite ao máximo as frases clichês como: “Site em construção”. Isso para o cliente significa: esse site está desatualizado, vou para outro.

O que fazer

Mantenha seu conteúdo atualizado. Busque notícias sobre seu negócio, poste novas informações e fotos sobre seus produtos ou serviços, inclua novos depoimentos de clientes, etc. Isso tudo além de dar um ar de novo no seu site, é ótimo para a otimização de seu site (SEO) nos buscadores, pois eles gostam de conteúdo novo. Experimente criar um blog para seu site e integrar os posts ao site. Assim sempre que você tiver um post novo, seu site já mostrará, mostrando ao usuário que você se preocupa em oferecer novidades sempre!

Clique na imagem abaixo para ver o infográfico em tamanho real.

Ralph Almeida
nosfer@gmail.com

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

1Comentário
  • Pedro
    Posted at 12:05h, 17 julho Responder

    Mto bom!

Postar um comentário