As empresas mudam, seus logos também

As empresas mudam, seus logos também

O quê um logotipo diz sobre a empresa? E o que acontece com a empresa quando seu logo muda?

Um logo é mais do que um simples símbolo com letras. É a identidade da empresa, é o reflexo da essência da empresa e em especial, é a imagem que vem à mente dos consumidores quando pensam em alguma empresa.

Abaixo temos alguns exemplos da evolução dos logos, copiados retirados do site Neatorama.

Apple Inc

logo-apple.gif

Essa eu não sabia, o nome Apple vem da maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e que serviu de inspiração para ele explicar a Lei da Gravitação Universal. Com isso percebemos essa imagem no primeiro logo da empresa. Após isso o logo foi simplificado somente por uma maçã meio gay colorida. E para simbolizar o status de empresa futurística e inovadora, foi aplicado um tom metalizado no logo que permanece até hoje.

Adobe Systems

logo-adobe.gif

Acima temos o logo da Adobe, proprietária do mais famoso e utilizado software de edição de imagens, o Photoshop. Mas esse logo atual poderia ser feito facilmente no Word ou PowerPoint!

Canon

logo-canon.gif

Esse da marca de câmeras Canon realmente foi ultra mega modificada do seu original que remetia ao nome Kwanon, um Deus budista da Mercy. Após isso o nome foi modificado para Canon, pois seria mais simples e preciso, e precisão de imagem é a idéia principal da empresa.

Google

logo-google.gif

Quem diria que um logo feito com a fonte Times tornaria-se uma das marcas mais valiosas do mundo! Mas esse logo simboliza perfeitamente a ideologia da gigante de Mountain View: Simplicidade! E nos últimos anos somos presenteados com logos comemorativos cada vez mais bonitos e criativos do Google, os chamados Doodles.

 Microsoft

logo-microsoft.gif

A Microsoft também aposta na simplicidade em seus logos. Inicialmente chamado de Blibbet, foram alinhados os “O” das palavras Micro e Soft. Logo após esse “O” duplo foi sobreposto , unindo assim as duas palavras. Em seguida, foi aplicado um leve toque no “O”, para enfatizar as palavras e dar “velocidade” à palavra soft.

Nokia

logo-nokia.gif

De fabricante de produtos de papel, pneus de carros e bicicletas, sapatos, televisões e finalmente à uma das líderes do segmento de telecomunicações e celulares. Dá pra entender então o porque da mudança drástica dos seus logos iniciais pelo simples atual.

Xerox

logo-xerox.gif

Sempre famosa por suas máquinas xerográficas, Xerox virou verbo hoje em dia. O nome Haloid no logo em 1957 foi devido ao grande sucesso de sua fotocopiadora Haloid Xerox 914.
Como os últimos anos não têm sido de muitas comemorações para a Xerox, ela resolveu mudar seu logo que estava inalterável há 43 anos e acabar de vez com a imagem de que ela só fabrica fotocopiadoras. Porém já li relatos negativos em diversos blogs sobre a marca nova da Xerox, um chegou até a comparar a bola com um X a uma bola de praia!

Bom, com todas essas mudanças, podemos perceber que as empresas migram seus logos para uma imagem de SIMPLICIDADE, fator muito importante para os consumidores de hoje em dia.

Ralph Almeida
nosfer@gmail.com

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

Sem comentários ainda.

Postar um comentário