Invista em SEO e veja como melhorar o posicionamento do seu site no Google

O SEO, sigla pela qual é conhecido o termo Search Engine Optimization, pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm por objetivo central aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, especialmente no Google. É esse foco que permite que a sua marca consiga ampliar o tráfego orgânico e melhorar a autoridade. Tudo isso, é claro, com o propósito de gerar leads qualificados e alcançar as tão sonhadas vendas.

Vou citar algumas ferramentas para ajudar:

  • neilpatel.com/br/ubersuggest
  • www.semrush.com
  • ahrefs.com/pt
  • Elas tem versões gratuitas onde vc coloca seu domínio e ele traz vários relatórios sobre seu posicionamento no Google, ideias de palavras-chave do seu nicho mais buscadas e clicadas, e também o custo por clique para anúncios, como seu site está em relação aos seus competidores, etc
  • trends.google.com
  • Nessa ferramenta você consegue colocar diversas palavras-chave e ele mostra um comparativo entre elas, dizendo qual é mais buscada, qual cidade ou país mais busca, qual a sazonalidade delas, etc.
  • search.google.com/search-console
  • Essencial cadastrar seu site nessa ferramenta. O Google fica constantemente varrendo a Internet através de páginas novas e/ou alterações nas existentes, mas aqui você consegue informar com mais rapidez ao Google sobre suas atualizações. Após se cadastrar, ele vai pedir para vc validar que o site é seu, e após isso vc cria sitemaps (mapa de todas as páginas) do seu site (www.xml-sitemaps.com) e insere aqui. Caso seu site seja WordPress, Shopify, Tray, etc, elas já fornecem um sitemap, basta pegar o endereço que finaliza com .xml
  • Além disso, ele dá relatórios sobre o posicionamento e cobertura de seu site, e também melhorias que você pode fazer.
  • neilpatel.com/br/blog
  • Esse cara é referência mundial em SEO, recomendo ler seus posts que são super completos e fáceis de entender.

Pra finalizar, o Google leva em consideração mais de 200 fatores para ranquear os sites nas buscas. Desde um código bem escrito e hierarquizado, velocidade das páginas, tamanho das imagens, idade do domínio, facilidade de uso em dispositivos móveis, mas principalmente quantos links de outros sites na Internet apontam para seu site e também um ótimo conteúdo para o usuário, por isso a importância de saber as melhores e mais buscadas palavras-chave, para criar conteúdo em cima disso (outra dica, crie um blog dentro de seu site e poste constantemente, juntamente com links internos levando para outras áreas de seu site, assim você prende o usuário em seu site).

SEO é um trabalho com resultados a médio prazo (alguns meses. Não confie em quem promete isso muito rápido, pois o Google pune quem usa artifícios de blackhat para subir rápido no ranking e pode até tirar seu site das buscas).

O Google muda seu algoritmo constantemente, por isso é importante sempre trabalhar em seu SEO, melhorando seu site e conteúdo.

publicado
Categorizado como SEO

Por Ralph Almeida

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *