Categorias
Analytics E-commerce Lojas Virtuais

5 principais métricas para e-commerce

Tráfego

Você tem que aprender a entender os seus visitantes: de onde eles vêm e quantos são? Quando discutimos o lugar de onde os clientes estão vindo, estamos falando dos canais de marketing – mas também estamos falando da cidade, estado ou país no qual eles vivem. Esses dois dados, afinal, podem ser valiosos para uma nova campanha de publicidade.

Taxas de conversão

As taxas de conversão podem ajudar você a identificar se a loja está convertendo um número significativo de visitantes ou se é necessário otimizar alguma estratégia.

O ideal é ficar de olho em pelo menos três métricas semelhantes:

1) O número de visitantes que incluiu produtos no carrinho de compras.

2) O número de visitantes que chega até o checkout.

3) O número de visitantes que de fato realiza uma compra.

Número total de vendas

É importante que você saiba identificar não só o desempenho de cada canal de vendas, mas também quais produtos estão vendendo bem (e quais precisam ser removidos), e analisar também os dias e horários das vendas, para entender melhor o comportamento de seus usuários e otimizar suas estratégias de divulgação.

Valor médio do pedido

É uma métrica que está diretamente conectada a outros aspectos importantes da loja, como as margens de lucro e a possibilidade de arcar com os custos de envio. Um valor médio relativamente alto pode ajudar a aumentar a renda da loja sem que você precise investir em novas fontes de tráfego ou em estratégias para otimizar a taxa de conversão. É interessante analisar as estratégias de upsell e cross sell para aumentar esse valor.

Clientes novos e clientes fidelizados

Um dos conselhos mais antigos do e-commerce diz que é mais barato e mais simples fidelizar um cliente já existente do que tentar encontrar um novo cliente; no entanto, é bom lembrar que todos os seus clientes fidelizados já foram clientes novos em algum momento. A dica, então, é tentar sempre manter um percentual significativo de clientes novos para continuar expandindo o alcance orgânico da loja. Técnicas a se utilizar: cupons para primeira compra, e-mail marketing, pontos de fidelidade, etc.

No meu e-book tem um conteúdo exclusivo sobre ecommerce! O link está no meu perfil 🙂 . . Marque ou encaminhe para um amigo que pode se interessar também! . Não esqueça de salvar esse post! Pode ser útil para seus próximos projetos ? #dropshipping #ecommerce #ecom #aliexpress #oberlo #dsers #drop #seo #marketing #facebookads #shopify #shopping #analytics #google #ads #remarketing #anuncios #emailmarketing

Por Ralph Almeida

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP

Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking

Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *