Categorias
Padrão

Dica de Photoshop: Bordas perfeitas com as ferramentas Rectangle e Rounded Rectangle

Um problema que eu sempre encontrava ao desenhar retângulos no Photoshop era as malditas bordas embaçadas que apareciam quando os pixels não se encaixavam corretamente com a grid de pixels.

Aí eu sempre dava um mega zoom na área embaçada e ajustava a largura e altura corretamente até conseguir eliminar esse efeito.

Até que encontrei hoje um post super interessante nesse site (Bjango) e descobri a salvação para esse tipo de problema.
Infelizmente, desenhar objetos no Photoshop com os pixels exatamente na grid line é muito difícil, com isso o objeto fica com a aparência de bordas embaçadas, conforme imagem acima. Com essa dica, vamos desenhar quadrados e retângulos com os pixels perfeitamente encaixados.

A dica é rápida e simples, basta escolher a ferramenta para desenhar retângulose ir lá em cima na barra de opções das ferramentas e selecionar a opção SNAP TO PIXELS. Pronto!

Agora seus retângulos (com ou sem bordas redondas) ficarão lindos como a imagem abaixo.

O resultado sairá perfeito sempre, pois agora o objeto será desenhado alinhado sempre à grid de pixels.

O único problema é se você desejar modificar o tamanho do seu objeto., pois dessa forma os pixels não serão alinhados a grid automaticamente, tornando as bordas embaçadas.

Antes de escrever esse post, eu nunca tinha ouvido falar dessa opção, e sempre perdia muito tempo ajustando as bordas dos objetos. Creio que essa dica vai me ajudar muito e pode ajudar vocês também que trabalham com Photoshop. Testei essa opção no Photoshop CS4 & CS5 no Mac e no PC e ambos funcionaram corretamente.

Por Ralph Almeida

UI/UX Designer e front-end developer • Campinas/SP

Com formação acadêmica em TI e pós-graduado em Design Thinking

Focado em design de interfaces e experiência do usuário (UI/UX), tendo trabalhado com design de aplicativos mobile (iOS e Android), grandes sites, sistemas web e aplicações desktop.

3 respostas em “Dica de Photoshop: Bordas perfeitas com as ferramentas Rectangle e Rounded Rectangle”

Muito obrigado por compartilhar isso. Eu achei que era o único com problemas de bordas de retângulos embaçadas, bom ver que não estou sozinho. Pelo menos esse mal agora é passado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *